Certificação de Qualidade

TERMO DE GARANTIA

 

A REIKI, garante contra defeitos de fabricação, os produtos relacionados no Certificado de Garantia, entregue ao consumidor, que recebeu o mesmo número acima indicado, observando-se os termos deste manual, do código civil brasileiro e da lei 8.078 (código de defesa do consumidor), em seu art. 26, pelos prazos adiante estabelecidos, os quais têm seu início a partir da entrega deste termo de garantia:

• Pelo prazo de 90 (noventa) dias para todo e qualquer vício ou defeito aparente ou que não esteja em conformidade com o projeto
• Pelo prazo de 01 (um) ano para dispositivo de abertura (pivô)
• Pelo prazo de 02 (dois) anos para vedações de silicone, escovas, fechos e roldanas
• Pelo prazo de 05 (cinco) anos para perfis de alumínio e acabamento superficial (anodização ou pintura eletrostática), fixadores, chumbadores e vidro.



A garantia acima descrita ficará automaticamente cancelada no caso de ocorrerem as seguintes hipóteses:

• Se durante todo o prazo de vigência da garantia não for observado o que dispõe este manual;
• Se nos termos do art. 1058 do código civil ,ocorrer qualquer caso fortuito, ou força maior, que impossibilite a manutenção da garantia concedida
• Se forem causados danos por mau uso, manuseio inadequado, substituição de peças e partes ou ajustes executados por terceiros não autorizados pelo fabricante;
• Se forem feitas instalações de cortinas ou qualquer outro aparelho, tais como: persianas, ar condicionado, diretamente na estrutura do sistema, ou que nestas possam interferir;
• Se ocorrerem danos aos componentes, pintura ou camada anódica causadas por agentes corrosivos, produtos alcalinos e resíduos aquosos provenientes de infiltração de lajes e rebocos;
• Se for feita qualquer mudança na esquadria que altere suas características originais
• A garantia NÃO será coberta se constatado o manuseio incorreto do sistema, e sendo efetuado o reparo, será cobrada a taxa de visita.

 
Materiais
 

1. Perfis de Aluminio
Os perfis de alumínio Reiki têm a liga 6063 T5 dentro das normas da ABNT. São super-dimensionados e pesam 2,2kg por metro linear e estão em conformidade com a ABNT NBR 8116.

2. Perfis Utilizados
Perfis “U” – Servem para eliminar qualquer desnível existente na alvenaria do local, e pesam 0,570kg por metro linear. Suas dimensões: 45mm x 45mm.

3. Trilhos de Vidro
Perfis em que se encaixam os rodízios que são colados no vidro. Pesam 0,363 kg por metro linear, e suas dimensões são 28mm x 18mm para os vidros de 8mm e 30mm x 18mm para os vidros de 10mm.

4. Trilhos de Rodízio
Perfis que vão dentro do “U”, onde as roldanas correm até os pontos de abertura. Pesam 1,231kg por metro linear e suas dimensões são 38mm x 50mm.

5. Anodização / Pintura Eletrostática
Os perfis vêm na cor natural do alumínio e existem duas opções de tratamento: anodização, disponível nas cores bronze, preto ou natural, e pintura eletrostática, em várias cores brilhantes ou foscas. O processo de anodização é feito de acordo com a agressividade do meio ambiente e deverá conter de 11 a 15 microns para zona urbana/rural e de 16 a 20 microns para zona litorânea.

6. Vidros
Vidros temperados em fornos horizontais que afiançam ainda mais a garantia e a segurança da espessura de 8 ou 10mm, e o peso de 2,5kg por mm.

7. Pivôs
Os pivôs se situam na parte interna dos perfis dos rodízios e tem o nylon com 30% de fibra de vidro na sua composição. Sua função é travar as peças de vidro ao girar 90º.

8. Roldanas
As roldanas são de nylon, também com 30% de fibra de vidro. Isso garante maior dureza e mais resistência aos movimentos mecânicos, com baixa abrasão.

9. Eixos das Roldanas
Compostos por aço, cromo e níquel. São inoxidáveis, não magnéticos e mantêm boa ductibilidade mesmo em baixas temperaturas. Resistem a até 850ºC sem perigo de oxidação.

10. Elementos de Fixação
Para fixação superior e inferior são utilizados os seguintes elementos:

Buchas de fixação S8 a S12
Estirantes
Chumbadores
De acordo com a necessidade esses componentes podem ser utilizados para a perfeita fixação do sistema, com total segurança. Comportam uma carga de até 200kg por unidade e a fixação é feita com intervalos de 50cm.

11. Trava com Chave
Para maior segurança, uma trava com chave é colocada em cada ponto de abertura do envidraçamento

12. Peso
O Sistema Reiki tem um peso bruto de 25kg por m² com vidros de 8mm e 30kg por m² com vidros de 10 mm.

 

  
Especificações do Alumínio
  

As técnicas modernas de industrialização do alumínio intensificaram ainda mais a sua utilização na construção civil, pela facilidade de conservação do material, dispensando raspagens ou pinturas periódicas. Aliado à sua leveza e grande resistência mecânica, o alumínio facilita o transporte e a instalação, pela sua comprovada durabilidade e imunidade à ação das intempéries ou agentes agressivos naturais,como a maresia, ou em regiões industriais.

O conjunto de perfis é super-dimensionado, pesando 2,5Kg/m linear e está em conformidade com a norma ABNT NBR 8116. Suas propriedades físicas variam de acordo com a liga e a têmpera. De acordo com as normas da ABNT e AAMA, o Sistema Reiki utiliza a liga 6063 e têmpera T5, e em seu acabamento superficial utiliza o processo de anodização ou de pintura eletrostática.

1. Perfil do Vidro
Com design exclusivo, este perfil, no qual são colados os vidros, foi desenvolvido para permitir a fixação do conjunto de roldanas, obedecendo os mais rigorosos critérios de fabricação. Para vidros de 8mm o perfil pesa 0,38Kg/m linear e para vidros de 10mm, 0,52Kg/m linear, pois para este tipo de aplicação o perfil tem que ser dotado de parede interna reforçada.

2. Perfil de Rodízio
Desenvolvido pela Reiki, o perfil de rodízio, em que o conjunto de roldanas desliza para permitir a abertura dos vidros, tem resistência para suportar carga de até 65Kg/m. Este perfil tem peso de 1,23Kg/m linear.

3. Perfil U
Este perfil, com peso de 0,67Kg/m linear, tem como objetivo regular o desnível ou altura irregular do local em que será instalado o Sistema Reiki.

4. Perfil de Acabamento
Desenvolvido com o objetivo de acabamento interno do perfil “U”, esta peça com design moderno, pesa 0,183Kg/m linear.


  
Especificações da Anodização
  

A anodização dos perfis que compõem o Sistema Reiki é de alta tecnologia, alcançando excelente resistência às intempéries, absoluta estabilidade de cores, mesmo em situações adversas de exposição à luz solar, ao calor, atmosfera agressiva ou chuva. A película superficial protetora, de espessura controlada, capaz de alcançar um grau de dureza que varia entre 7 a 8 na escala Mhos, que é também porosa, anidra e transparente, chama-se Óxido de Alumínio ou Alumina (Al2 O3).

As cores disponíveis para a camada anódica aplicada são:

Natural - do Alumínio (Fosco)
Bronze 1002 (clara), 1003 (média) e 1004 (escura)
Preta

  

Tipos de Anodização

1. Anodização Brilhante
Este processo visa, primordialmente, o brilho. Indicada para obras em que o custo é fator decisivo, é muito usada em esquadrias de conjuntos habitacionais populares. A espessura da camada anódica varia de 4 a 6 mícrons, bem abaixo do especificado pela norma NBR 12609, que recomenda uma camada mínima de 11 mícrons, ficando, portanto, sujeita à agressividade das intempéries além de oferecer pouquíssima resistência à abrasão. Dessa forma, é um tratamento desaconselhável pelo grande risco em relação à garantia da qualidade final.
 
2. Anodização Dura
Por este processo, obtém-se uma camada anódica de altíssima dureza e resistência à abrasão, chegando a 100 mícrons de espessura.
 
3. Anodização Colorida
É o tipo de anodização mais utilizado na construção civil, por ser produzida com camada mínima de 11 mícrons, podendo ir até 25 mícrons.

   

  
Cores do Perfil Reiki
 

 
Especificações da Pintura Elestrostática
 

A pintura eletrostática a pó é um revestimento classificado como termofixo, pelo fato de a polimerização do pó ser feita sempre em estufas aquecidas a temperaturas que podem variar entre 180°C e 220°C. Com excelentes resultados na proteção anticorrosiva, propriedades de adesão, resistência à abrasão, ao calor, ao desplacamento e ainda à agressão mecânica, a pintura eletrostática confere ao produto agradável efeito decorativo.

Padronização:
Com a finalidade de garantir o padrão de cores sem variações de tonalidade, os fabricantes de tintas adotam o padrão RAL (Instituto Alemão para Qualidade Assegurada e Caracterização), podendo assegurar complementações de obras sem descontinuidade de tonalidades. A aplicação de pintura a pó nos perfis que compõem o Sistema Reiki segue o que recomenda a norma europeia Qualicoat e a inglesa British Standard 6496. A garantia de conformidade nos produtos, e o domínio tecnológico são requisitos mínimos necessários à obtenção de resultados positivos em revestimentos de qualidade.

Processo:
O processo de pintura eletrostática a pó é o que apresenta o melhor desempenho, além de promover uma eficiente cobertura uniforme, penetrando em reentrâncias e cavidades de difícil acesso. É seguro por dispensar o uso de solventes, ecológico por possibilitar a recuperação da tinta não agregada à superfície, e econômico pelo fato de reduzir as perdas quando comparado a outros métodos.

Princípios de Aplicação:
Provoca-se uma diferença de potencial entre as partículas de tinta e a superfície a ser pintada, que varia de 90.000 a 100.000V. A tinta em pó é recalcada de um reservatório até uma pistola de baixa pressão, por onde sai fluidizada, passando pelos eletrodos com carga negativa; neste momento as partículas de tinta ficam carregadas eletrostaticamente. Ao serem lançadas pela pressão do ar à superfície das peças que estão aterradas pelas gancheiras, essas partículas são agregadas às superfícies. Tal fenômeno é conhecido como Efeito Corona.

Cura da Tinta:
Acontece em estufa aquecida com temperatura controlada, variando entre 180°C a 220°C, por um período de tempo de 10 minutos

Testes e Ensaios:
Ensaios físico-químicos, com base nos requisitos das normas B.S. 6496 e Qualicoat, são realizados nos corpos de provas, visando monitoramento das diversas etapas do processos. Exemplos.

 

Controle de qualidade:
A garantia do produto está diretamente vinculada ao cumprimento dos requisitos exigidos pelas normas British Standard 6496 e Qualicoat.

 

  
Especificações dos Eixos e Pivôs
   

Os eixos são produzidos em aço inox 304 o que garante total proteção contra agentes corrosivos, além da capacidade de resistência às tensões e das deformações que se desenvolvem nos sólidos, resultantes de forças exteriores a eles aplicadas. Os pivôs, também compostos de polioximetileno (POM), têm a função de travamento dos painéis, quando estiverem abertos.
 
Principais propriedades do polioximetileno (POM)
 
Alta resistência à tração e dureza
Alta tenacidade e resiliência
Ótima retenção das propriedades e estabilidade dimensional mesmo a altas temperaturas
Auto-lubricidade
Temperatura de uso contínuo, no ar 105°C e na água 83°C

  

   
Especificações dos Rodízios/Roldanas
   

Composto de polioximetileno (POM) com rolamentos blindados e auto-lubrificantes, contendo duas vedações de borracha em contato com o anel interno. A capacidade de carga dinâmica é de 3300N; a capacidade de carga estática é de 1360N e limite de rotação de 20.000rpm.
   
Principais propriedades do polioximetileno (POM)
Alta resistência à tração e dureza. Alta tenacidade e resiliência. Ótima retenção das propriedades e estabilidade dimensional mesmo a altas temperaturas. Auto-lubricidade. Temperatura de uso contínuo, no ar 105°C e na água 83°C
   

Principais propriedades do nylon 66 com 20% de fibra de vidro
   
MECÂNICAS:
Resistência a tração 95 Mpa
• Resistência a flexão 180 Mpa
• Módulo de flexão 5600 Mpa
   

TÉRMICAS:
Ponto de fusão 255°C
• Temperatura vicat 250°C
• Deflexão térmica (1,8 MPa) 230°C

 

   
Especificações das Vedações, Acabamentos e travas
   

Propondo maior vedação entre os vidros, o Sistema Reiki utiliza dois tipos de vedação:

Fitas de vedação
Perfil “exclusivo” de silicone
As fitas de vedação são fabricadas através de um processo de industrialização têxtil, utilizando-se o dobro de filamentos, divididos em dois pontos de distribuição, o que garante maior uniformidade à fita, facilitando o seu encaixe nos perfis. A propriedade hidrorrepelente absoluta auxilia na preservação dos caixilhos, aumentando a vida útil do produto.

Todas essas características comprovadas contribuem para aumentar a durabilidade total do produto e anular o risco da perda de fios ou de suas características na utilização.

Exclusivos para o Sistema Reiki, os acabamentos são compostos de Nylon 66 e 20% de fibra de vidro, o que garante qualidade e durabilidade ao material. Todos os componentes e acabamentos do sistema são fabricados pela Reiki.
 
Principais propriedades do nylon 66 com 20% de fibra de vidro
  
MECÂNICAS (SECO)
Resistência a tração 95 Mpa
• Resistência a flexão 180 Mpa
• Módulo de flexão 5600 Mpa
 
TÉRMICAS
Ponto de fusão 255°C
• Temperatura vicat 250°C
• Deflexão térmica (1,8 MPa) 230°C
 

O Sistema Reiki utiliza trava com chave, modelo FMA24 da FERMAX em cada ponto de abertura, que é fixada no perfil inferior. Para portas, a Reiki utiliza a fechadura de centro com 2 cilindros e em diversas cores.

  
  

 
Especificações da Fixação
      

Informações adicionais e características:
A Reiki adota como padrão a fixação em intervalos máximos de 50cm, utilizando buchas, parafusos, tirantes ou chumbadores, que suportam carga mínima de 200Kg / unidade.

Todos os componentes metálicos de fixação são em aço inox, sinônimo de durabilidade e resistência, para prevenir a ação corrosiva das intempéries.